carpini

Redação Blog Desportivos

São Paulo oficializa a contratação de Thiago Carpini para substituir Dorival Júnior

São Paulo, SP, 11 (AFI) – O São Paulo confirmou a contratação do técnico Thiago Carpini para a vaga de Dorival Júnior, que deixou o tricolor paulista após aceitar o convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir a seleção brasileira. Ele estava no Juventude, que anunciou a saída do treinador nesta quinta-feira, 11. O São Paulo vai pagar ao time gaúcho uma multa rescisória de aproximadamente R$ 1 milhão.

“É um momento mágico, me preparei muito para isso. Trabalhar no São Paulo é um sonho realizado, ainda mais em um ano tão importante, de volta à Libertadores. O clube vem de uma temporada vitoriosa, com a conquista inédita da Copa do Brasil e tem um elenco muito qualificado. Para mim, é uma realização pessoal e profissional”, afirmou o técnico Thiago Carpini.

NOMES ANALISADOS!

A diretoria são-paulina também avaliou os nomes do argentino Luis Zubeldía, ex-LDU e atualmente sem clube, e o uruguaio Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro e atual técnico do Valladolid, da Espanha, para o cargo. O tricolor paulista desejava um técnico com um perfil mais jovem e viu em técnico uma opção mais viável no momento. O clube também fez sondagem ao argentino Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, e o português Pedro Caixinha, do Red Bull Bragantino, mas ambos desejam permanecer em seus respectivos clubes.

“Fizemos uma seleção criteriosa, com diversas entrevistas. O Carpini é um treinador da nova geração, chega para seguir um caminho que traçamos em 2021 e nos levou à conquista de dois títulos”, disse o presidente Julio Casares.

Thiago Carpini é o novo técnico do São Paulo

O diretor de futebol Carlos Belmonte endossou as palavras de Casares ao revelar que o São Paulo não podia mudar seu perfil de treinador após sucesso recente. “Os resultados que obtivemos nos últimos três anos, quando disputamos quatro finais com três profissionais diferentes, nos mostraram que não poderíamos abrir mão da nossa identidade”, afirmou.

“O São Paulo é um time ofensivo, corajoso e que busca o protagonismo. Foi assim com (Hernan) Crespo, Rogério (Ceni) e Dorival, cada um com suas características. Enxergamos no Carpini, que vem de excelentes trabalhos, um treinador capaz de manter essas diretrizes e nos manter na condição de postulantes a títulos”, completou o dirigente.

MAIS DE CARPINI

Aos 39 anos, a carreira de Thiago Carpini foi alavancada pela histórica campanha do Água Santa no Campeonato Paulista do ano passado. O treinador levou o time de Diadema à final da competição, deixando pelo caminho Bragantino e o próprio São Paulo. Na decisão, contra o Palmeiras, a equipe chegou a vencer o primeiro jogo, na Arena Barueri, por 2 a 1, mas acabou perdendo o título ao ser goleada, por 4 a 0, na partida de volta, no Allianz Parque. À época, Abel Ferreira elogiou o trabalho apresentado pelo jovem treinador, que foi eleito o melhor técnico da competição.

Após o Paulistão, Carpini recebeu sondagens de clubes da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o Água Santa sem calendário nacional na ocasião, ele acertou a sua ida para o Juventude para a disputa da Segundona. Sob o comando do treinador, o time gaúcho terminou a competição em segundo, com 65 pontos, e garantiu o acesso à elite do futebol nacional. Carpini chegou a ser consultado pelo Santos para assumir o time em 2024, mas declinou para continuar no Juventude.

Natural de Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas, Carpini foi jogador profissional antes de seguir carreira de treinador. Atuando como volante, chegou a jogar em clubes como Atlético-MG, Bahia, Ponte Preta e Guarani, além de outros de menor expressão do futebol paulista. Antes de treinar o Água Santa, comandou o Oeste, Inter de Limeira e Ferroviária.

About Author

Assine nossa newsletter
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Nome

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.