Em que estágio estava Neymar na idade de Endrick

Em paralelo à consolidação de Endrick como titular do Palmeiras e sua afirmação como um dos craques do país, comparações começam a surgir. Recentemente, o debate mais em alta é entre o prodígio alviverde de 17 anos e 7 meses e Neymar, que também começou a brilhar pelo Santos antes de completar a maioridade.

Atualmente no Al-Hilal aos 32 anos, o Menino da Vila surgiu como uma promessa global. Maior expoente da geração 1992, passou a dar seus primeiros saltos com a camisa santista no Paulistão de 2009 e viveu uma primeira temporada de instabilidade.

Apesar de tratado como uma joia, Neymar ainda não era unanimidade em 2009. Naquele ano, Vanderlei Luxemburgo, à frente da equipe na época, chegou a chamar o então garoto de “filé de borboleta”, ao considerar que o físico franzino o impedia de atuar no mais alto nível.

“É preciso ter calma para preparar o Neymar. Ele é um filé de borboleta. É muito fininho e ainda não aguenta o choque. Todo mundo falou bem do Neymar nesse ano. Só que depois vieram aqueles comentários “será que ele é bom mesmo?”. Uma coisa é um time que não tem condições e lança um jogador precoce. Outra é você lançar um jogador talentoso para ele ser diferente”, avaliou Luxa, na época.

Essa ponderação dos treinadores é uma das semelhanças entre as joias. Profissionalizado mais cedo, com 16 anos, Endrick também já foi assunto de falas de Abel Ferreira, que pediam calma na utilização. Muitas vezes, o português chegou a ser criticado por supostamente frear o desenvolvimento do atacante.

Para acrescentar ao debate, PLACAR levantou os números de Neymar até a atual idade de Endrick (exatos 17 anos e sete meses). Confira a comparação:

Até 5 de setembro de 2009, Neymar não era titular absoluto do Santos e dividia posição com nomes como Madson e Maurício Molina. Havia sido utilizado 37 vezes, sendo 18 como titular.

Inicialmente, Endrick também amargou a reserva alviverde, sendo preterido muitas vezes na disputa com Rony. Profissional desde o fim de 2022, contudo, já fez 62 partidas pelo time principal (36 como titular).

Endrick marcou em seu possível último dérbi - Fabio Melatti/Palmeiras
Endrick marcou em seu possível último dérbi – Fabio Melatti/Palmeiras

Em termos de minutos por média as joias têm números parecidos. Neymar tinha 50,4 minutos por jogo, contra 51,3 minutos por jogo de Endrick. Porém, em números totais, a joia santista teve 1865 minutos, contra 3184 minutos do palmeirense, por ter estreado como profissional mais cedo.

No período recortado, Neymar participou de 15 gols com a camisa do Peixe. Em seus 37 jogos, balançou a rede oito vezes e deu sete assistências, o que resulta em uma participação direta a cada 124,3 minutos em campo e um tento a cada 233,1.

Neymar no jogo Santos x CorinthiansNeymar no jogo Santos x Corinthians
Neymar em jogo Santos x Corinthians

Em 62 partidas, Endrick marcou 18 gols e ainda não deu nenhuma assistência. Atacante de mais caráter finalizador do que Neymar, que muitas vezes caía pelas pontas e se destaca por seus dribles, tem média de um tento a cada 176,8 minutos dentro de campo.

Ao contrário de Endrick, Neymar nunca havia sido convocado para a seleção brasileira profissional até os 17 anos. No entanto, o período era distinto e o Menino da Vila precisava disputar vaga em ano anterior a uma Copa do Mundo. Em 2010, já bem mais consolidado, acabou preterido na lista de Dunga para o Mundial da África do Sul.

O único quesito de grande desequilíbrio entre Endrick e Neymar é o de títulos conquistados. Ainda que muito jovem, o camisa 9 do Verdão já levantou dois Campeonatos Brasileiros (sendo muito decisivo no de 2023), uma Supercopa do Brasil e um Campeonato Paulista. Pelo Peixe, o primeiro troféu de Ney foi o Paulista de 2010, já aos 18 anos.

O ano de 2010 marcou a mudança de patamar na carreira de Neymar. Herói das conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil daquele ano, foi chamado por Mano Menezes já na primeira convocação pós-Copa e marcou em sua estreia, diante do Estados Unidos. Aos 18 anos, assumiu a condição de craque da seleção, o que jamais perdeu enquanto esteve saudável.

Aos 17 anos e 7 meses… Endrick ou Neymar?

Neymar

  • 37 jogos (titular em 18)
  • 1865 minutos
  • 50,4 minutos por jogo
  • ⁠8 gols
  • 7 assistências
  • participou de um gol a cada 124,3 minutos
  • marcou um gol a cada 233,1 minutos
  • Nenhum título
  • Nenhuma convocação pela seleção adulta

Endrick

  • 62 jogos (titular em 36)
  • 3184 minutos
  • ⁠51,3 min por jogo
  • 18 gols
  • marcou um gol a cada 176,8 minutos
  • Quatro títulos
  • Dois jogos pela seleção adulta, sem gols marcados

1 comentário em “Em que estágio estava Neymar na idade de Endrick”

Deixe um comentário