Com Botafogo em campo, três jogos movimentam a segunda fase

Rio de Janeiro, RJ , 20 (AFI) – Aurora e Botafogo se enfrentam na noite desta quarta-feira (21), a partir das 21h30, no estádio Félix Capriles, em Cochabamba, na Bolívia. A partida é válida pelo jogo de ida da segunda fase da Pré-Libertadores.

A volta será no próximo dia 28, no mesmo horário, no Nilton Santos. O vencedor do confronto passa para a terceira rodada, quando enfrenta Águilas Doradas ou Red Bull Bragantino.

O Botafogo volta à competição continental depois de sete anos longe. Essa será a sexta vez que o Glorioso disputa o torneio, que ainda não conseguiu vencer.

A última participação do time carioca no principal torneio de clubes da América do Sul aconteceu em 2017. Na ocasião, a equipe então comandada por Jair Ventura chegou às quartas de final e caiu para o campeão Grêmio.

O Aurora, por sua vez, precisou passar pela primeira rodada da Pré-Libertadores. A equipe que terminou a classificação anual do Campeonato Boliviano 2023 na 4ª colocação eliminou o Melgar após vitória na Bolívia por 1 a 0 e empate no Peru por 1 a 1.

O triunfo contra o Melgar, inclusive, foi o primeiro do time boliviano em toda a história da Copa Libertadores. Fundada em 1935, a equipe de Cochabamba disputou apenas três edições do torneio.

Nacional-PAR x Atlético Nacional

O Nacional-PAR enfrenta o Atlético Nacional nesta quarta-feira em busca da classificação para a próxima fase em Taça Conmebol Libertadores. Os times vão a campo no gramado do Defensores del Chaco a partir de 21:30h.

Atlético Nacional passou para a próxima fase em duas das últimas três fases da CONMEBOL Libertadores em que enfrentou adversários paraguaios. No entanto, a única vez que não conseguiu passar à fase seguinte nesse período, jogando com paraguaios, foi na última série eliminatória: Fase 2 da edição de 2022 x Olimpia.

Nacional venceu sete dos seus últimos nove jogos em casa pela CONMEBOL Libertadores (1E e 1D). Além disso, se não sofrer nenhum gol no jogo com o Atlético Nacional, alcançará a sua mais longa série invicta na competição como anfitrião, igualando o seu recorde de abril a julho de 2014 (3V).

Atlético Nacional chegou à Fase 2 em três das suas últimas quatro participações na CONMEBOL Libertadores. O Verdolaga se classificou para a fase de grupos uma vez (2021), avançou para a Fase 3 em outra (2019) e foi eliminado na segunda fase na última ocasião (2022).

Puerto Cabello x Nacional-URU

Nesta quarta-feira (21), a partida entre Puerto Cabello x Nacional-URU abre os trabalhos do dia pela segunda fase da Pré Libertadores 2024. O jogo vai acontecer no Estádio Misael Delgado, em Valencia, na Venezuela, às 19h. Quem passar encara o vencedor do duelo entre Always Ready e Sporting Cristal na próxima fase preliminar da Libertadores.

Puerto Cabello e Nacional nunca se enfrentaram em competições da CONMEBOL. A equipe venezuelana vai enfrentar o seu segundo adversário na CONMEBOL Libertadores. O primeiro foi também do Uruguai (Defensor Sporting).

Clubes da Venezuela e do Uruguai já se enfrentaram três vezes nas eliminatórias da CONMEBOL Libertadores. A única vez que a equipe venezuelana passou à fase seguinte foi na edição atual, com o próprio Puerto Cabello eliminando o Defensor Sporting.

Esta será a 28ª participação consecutiva do Nacional na CONMEBOL Libertadores. É a mais longa série de participações na história do torneio. A última edição sem o Bolso aconteceu em 1996. Apenas a edição de 2015 não contou com o Nacional na fase de grupos.

Deixe um comentário